Seja bem-vindo(a), Faça login

Blog KAOS | DANÇA DE RUA E O HIP HOP

DANÇA DE RUA / STREET DANCE

As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos bares/cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.

Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk. O Break, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos USA em 1981 e a expansão mundial foi inevitável. No Brasil ganhou novos elementos devidos as particularidades culturais do país.

Em janeiro de 1991, foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982.

 

O HIP HOP:

Os primeiros elementos do que logo viria a ser chamado de HIP HOP nasceram nas festas do DJ Kool Herc e sua irmã Cindy Campbell, no Brox – New York, durante os anos 70. Por isso Kool Herc é considerado o pai (criador) da cultura, porém a o termo Hip Hop foi criado e usado pela primeira vez por Afrika Bambaata, DJ e líder da Zulu Nation. O que lhe concedeu o título de padrinho e de principal força responsável por difundir o conceito.

Ao passar dos anos, muitas vezes foi usado para levar mensagens conscientes, em forma de protesto, buscando elevar a capacitação política, social e cultural dos adeptos ao movimento. De lá pra cá muita coisa mudou. O Hip Hop se espalhou e hoje é possível ver em praticamente toda cidade uma cena de rap em desenvolvimento.

 

Elementos do Hip Hop:

O GRAFFITI: O Graffiti representa a arte dentro da cultura Hip Hop, geralmente os praticantes (grafiteiros) escrevem seus nomes em muros e prédios visando chamar atenção, apresentar problemas sociais ou protestar.

DJ: O DJ (Disk Jockey) é o responsável pela musicalidade dentro da cultura Hip Hop, ele é que solta os beats (batidas) e agita o movimento nas festas. É a essência da cultura.

MC: É através do MC que o estilo vai se completando. Eles representam a voz do Hip Hop, o pensamento e é através dele que é passada todo o sentimento e vivência da cultura.

B-BOYS e B-GIRLS: Representam a linguagem corporal do Hip Hop, são eles que dançam com o ritmo do DJ e a letra do MC. São muito importantes para a cultura pois através deles é que se difundiu e derivou-se vários outros estilos do street dance.

 

Veja produtos para compor o seu visual HIP HOP aqui.

Para mais notícias, matérias e reportagens clique aqui.

Dúvidas?
×